TIM BURTON E SÃO PAULO: VEJA OUTRAS PARCERIAS ENTRE O CINEASTA E A ‘CIDADE DA GAROA’
- Enzo Sapio
- 11 de jun. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 12 de jun. de 2022
Além da “Beleza Sombria dos Monstros”, Burton realizou o “Mural Tim Burton” e a exposição “O Mundo de Tim Burton”.

Desde o dia 8 de maio, São Paulo – mais precisamente, na Oca do Parque Ibirapuera – ganhou uma nova atração para seu público. Chamado de “A Beleza Sombria dos Monstros: 13 anos de A Arte de Tim Burton”, Tim Burton comemora, em formato de exposição sensorial, um pouco mais de uma dezena de anos de seu famoso livro repleto de artes conceituais e ilustrações de acervo pessoal do cineasta mais tenebroso de Hollywood. Entretanto, sabia que não é a primeira ação do artista envolvendo a metrópole? Confira agora, abaixo!
O MUNDO DE TIM BURTON

Inaugurado em fevereiro e encerrado em maio de 2016, seis anos atrás, a amostra “O Mundo de Tim Burton” teve como objetivo levar seus visitantes a um caminho vasto e dourado dos mais de 50 anos de carreira de Tim Burton. Localizado no Museu da Imagem e do Som (MIS), a exposição foi inspirada em uma outra que ocorreu em 2009, no Museu da Imagem Moderna (MoMA), nos Estados Unidos, com o mesmo ideal de seguir uma cronologia de Burton.
A inspiração não foi só teórica: Jenny He, curadora independente que ajudou a conceber a exposição de Nova York, também esteve presente na parceria entre Tim e o Museu, fazendo contato direto com o diretor, escritor e desenhista; e viabilizando a versão brasileira da amostra, trabalhando com cerca de 300 pessoas em seu time de montagem.
Todos os mais de 500 objetos – entre pinturas a posters, bonecos, fotografias etc. – foram reagrupados em salas temáticas ligadas a sentimentos, como melancolia, tristeza, felicidade e humor. Não o bastante, mais duas salas inteiras do Museu da Imagem e do Som foram reservadas à filmografia de Tim Burton e de projetos cinematográficos que acabaram não engrenando, contendo a apresentação de manchetes, fotos , desenhos e peças; como o filme “Superman Lives”, cujo personagem título seria interpretado por, simplesmente, Nicolas Cage – depois que Burton dirigiu dois filmes elogiados do Batman com Michael Keaton.
Para finalizar, outra menção do que teve no “Mundo de Tim Burton” foi a denominada ‘sala da felicidade’, onde abrigava um inflável gigante de um personagem criado especialmente para a exposição do Museu da Imagem Moderna: o Menino Balão. Ao redor do Menino, foram inseridos 25 polaroides que o próprio cineasta criou entre os intervalos das produções de filmes.

MURAL DE TIM BURTON

O “Mural de Tim Burton” é uma arte gráfica de rua localizada no paredão lateral do Edifício-Garagem Parque 25, no Parque Dom Pedro II. O lugar não foi por acaso: a área, onde está a pintura assinada de Burton, fica de encontro entre a Rua 25 de Março, o Mercado Municipal e o terminal rodoviário Parque Dom Pedro II – três grandes pontos de movimento urbano e históricos de São Paulo, com em média 400 mil brasileiros circulando diariamente.
O desenho mostra um robô metálico com altura colossal, possuindo olhos esbugalhados e vigilantes e braços longos avermelhados, em um embate físico com um monstro de lábios grossos e vermelhos, sem mencionar os discos voadores pairando na cidade simultaneamente. Estes personagens, que também marcam presença na exposição “Beleza Sombria dos Monstros”, não são desconhecidos para os fãs do diretor e leitores do livro-poema “O Triste Fim do Pequeno Menino Ostra e Outras Histórias", de autoria de Tim, claro, uma vez que surgiram desta obra literária.
Apesar de ser criado e assinado por Tim Burton, não foi o cineasta que botou as mãos na massa na empena de mais de 2000 metros quadrados. O trabalho ficou para a artista plástica paulistana, Luna Buschinelli, que é fã das obras artísticas de Burton. O Mural acabou servindo como forma de prelúdio para a exposição dos 13 anos de A Arte de Tim Burton na Oca, e foi feito em novembro de 2021 e apresentado pela Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Museu de Arte de Rua (MAR).

Recentemente, mesmo para aqueles que não residem em São Paulo ou na região do Centro Histórico, o prédio pode ser visto de maneira especial na internet, através do site do MAR – www.mar360.art.br -, em uma plataforma totalmente interativa em 360 graus. O site foi desenvolvido pela Triarts New Media e promete proporcionar a mesma experiência ao redor de diversos bairros e zonas da capital paulista.
Comentários